13 maneiras de destruir uma apresentação de design

Rogério Pereira
6 min readJun 23, 2019

--

Recentemente assisti uma apresentação do Designer Mike Monteiro no Youtube onde ele fala sobre os pontos fracos dos designers na hora de apresentar o resultado do trabalho para os clientes.

Gostei tanto do conteúdo, que resolvi fazer uma tradução/resumo dos principais pontos da sua apresentação.

Talvez, a parte mais difícil do trabalho do designer é fazer uma boa apresentação. O designer precisa fazer um bom trabalho e apresentá-lo da melhor forma para que o seu cliente entenda o propósito.

Infelizmente muitos designers perdem boas soluções por não conseguirem transmitir suas ideias de maneira clara. Veja alguns comportamentos que podem prejudicar a apresentação do seu design.

1. Não veja o cliente como alguém que você precisa agradar

Seu cliente o contratou porque você é o especialista em design. Assim como ele é expert no negócio dele, você é o expert em design. Você foi contratado para resolver seus objetivos de negócio.

Apresente o seu trabalho sempre deixando claro quais são os problemas que você está resolvendo. Você não foi contratado para agradá-lo e muito menos para se tornar amigo dele. Focar no objetivo ajuda a eliminar gosto pessoal de ambos.

2. Lidere a reunião

É o seu momento na apresentação. É o momento de inspirar confiança em quem te contratou. Toda interação é uma oportunidade de mostrar ao cliente que ele contratou a pessoa certa para resolver o problema dele.

Lidere a reunião. Levante e apresente o seu trabalho com paixão e confiança. Se você acredita, será muito mais fácil o seu cliente acreditar. Mostre autoridade e conhecimento sobre o problema que você está resolvendo. O seu cliente vai ficar muito mais tranquilo ao ter te contratado.

3. Não comece se desculpando

Nunca comece uma apresentação se desculpando. Não importa se você queria levar um trabalho melhor. Qualquer mudança de expectativa deve ser feita antes da reunião.

Também tome cuidado de não fazer nada que precise se desculpar. Não chegue tarde e não esqueça o adaptador.

Se você não se sente seguro para a reunião, a melhor opção é remarcar para outro dia. Não vale a pena gastar o tempo de muitas pessoas se não faz sentido mostrar o trabalho.

4. Não esqueça de alinhar a expectativas de todos

Não é fácil reunir pessoas importantes do cliente para uma reunião. Eles provavelmente têm muito trabalho para fazer. Por isso não deixe de comentar sobre a importância da participação de cada um. As pessoas gostam de sentirem úteis em um projeto.

Comece a reunião agradecendo a presença de todos e mostrando o que você espera de cada um. Essa é uma oportunidade de mostrar a importância de cada especialista na sala.

Lembre o cliente de qual estágio estamos no projeto e no final mostre quais são os próximos passos em relação ao que foi apresentado.

5. Não faça um tour pelo layout

Nunca explique o que as pessoas estão vendo na tela. O cliente consegue ver que o logo está na parte esquerda do topo e que a caixa de busca está do lado direito.

Explicar o design de maneira técnica é irrelevante para o cliente. Ele não te contratou para isso. Mostre os benefícios da nova solução. Foque o que o novo design ajuda nos objetivos de negócio.

Conte ao cliente como o novo site vai aumentar as vendas e consequentemente melhorar o engajamento do usuário.

Embora todas as decisões em uma página sejam tomadas baseado em dados e muita pesquisa, as pessoas são criaturas irracionais que não tomam decisões com base em dados e pesquisas. Elas fazem baseados em estórias.

6. Não tome notas

Você está muito ocupado fazendo uma apresentação para tomar notas ao mesmo tempo. Peça para alguém do time registar todos os comentários do cliente. No final, divida com o cliente para ver se ele sente falta de algo.

7. Não leia a apresentação

As pessoas vão dormir se você fizer isso. Você precisa convencer o seu cliente que está empolgado com resultado do trabalho. Vamos ser honestos, é quase como um show. Esteja preparado e conheça profundamente o conteúdo.

Você conhece os dados, os problemas do cliente e deve focar suas soluções naquilo que o cliente já tem conhecimento.

Be a scientist when you work, and a snake when you present.

8. Não fique na defensiva

Você não é o seu trabalho e o seu trabalho não é você. O seu trabalho não é a extensão de você e nem sua expressão pessoal. Pelo menos não deveria ser. É uma solução que resolve o problema do seu cliente. Tenha sempre isso na cabeça.

O cliente precisa se sentir livre para comentar a qualquer momento. Você também é livre para concordar ou não com o ponto do cliente. Só tome o cuidado para não ficar na defensiva e tenha argumentos sólidos para defender sua solução.

Escute atentamente a crítica do cliente. Não precisa defender tudo que o cliente comenta. Também não se force a responder tudo de primeira. Pense no que o cliente está falando e diga que vai analisar sobre o problema.

9. Não fale sobre visual design

Os clientes não se importam sobre tipografia. Eles vão comentar alguma coisa caso seja importante.

A maioria dos clientes não entende de design. Sempre fale do design relacionado ao seu negócio. Qualquer mudança deve estimular os objetivos de negócio.

Não peça a opinião do cliente em relação à paleta de cores, tipografia e fotografia. Eles não entendem de design e foi por isso que eles o contrataram. O visual design de um produto também deve responder os objetivos de negócio.

10. Não fale o quanto você trabalhou duro

O pior feedback que você pode receber do cliente é “Wow. Parece que você trabalhou muito duro nessa solução!”

Não importa quantas horas você trabalhou para chegar no resultado. O resultado é o que importa.

Uma apresentação de design é o pior momento de você mostrar que trabalhou muito ou pouco na solução. O cliente não quer saber se você virou noite ou conseguiu trabalhar de maneira saudável para resolver o problema dele.

Sell the fuck out of that one hour of good design — most people can’t do ten minutes of it.

11. Não ouça o feedback como um pedido de mudança

“Porque isto é verde?”

“Ok, podemos mudar!”

Tente entender melhor a pergunta e explique porque tomou a decisão pelo verde.

12. Deixe claro o que você espera de feedback

Muitos clientes não têm ideia do tipo de feedback que esperamos. Eles não fazem isso todos os dias. Saiba o que você pretende antes de marcar a reunião e lidere em direção ao objetivo dela.

Durante a apresentação, sinta-se livre para mostrar os tipos de comentários que você espera do cliente. Aqui tem algumas sugestões:

  • Essa solução reflete sua marca?
  • Reflete a necessidades dos seu usuários que discutimos na fase de pesquisa?
  • Reflete sua atual estratégia de negócio?

13. Não pergunte o que cliente acha

Não existe uma pergunta pior do que “O que você acha?”

O cliente não contratou você para fazer algo que ele gosta. Por isso é super importante construir uma relação desde o início com foco em seus objetivos de negócio.

Perguntar o que cliente acha joga a responsabilidade de qualquer decisão para o lado dele e pode mostrar a fraqueza da pessoa que ele contratou para resolver o seu problema. Lembrando: você é um especialista em design e ele no negócio.

Veja o vídeo completo do talk original feito pelo Mike Monteiro

--

--

Rogério Pereira

UX Designer. Over the last 15 years, I have been working on translating business needs into intuitive digital products.