A importância da fluência em design na construção de produtos digitais

Rogério Pereira
2 min readNov 3, 2019

--

Photo by: Amador Loureiro

Design é como uma língua. Se todos de um time não dominarem ou não tiverem paciência para traduzir aquilo que querem falar, o resultado do projeto será afetado diretamente.

Grande parte do nosso trabalho como designer é comunicar aquilo que estamos trabalhando. Tendemos de forma equivocada pensar que todos entendem o que estamos fazendo.

Muitas vezes não vendemos nossas ideias simplesmente porque não transmitimos nosso pensamento de forma clara e que seja facilmente compreendido por stakeholders e outros profissionais que trabalham conosco.

O resultado de um grande projeto de design depende muito da forma como nos comunicamos. Muitos designers simplesmente esquecem para quem estão comunicando e falam uma língua que dificilmente os não-designers conseguem entender.

Tenha paciência quando estiver apresentando uma interface. Somente você domina a estrutura da tela que está mostrando. Não subestime as pessoas e conte como você tomou suas decisões. Também explique detalhadamente como as decisões afetam o negócio de maneira positiva, sem prejudicar a experiência dos usuários do produto.

Nosso papel como líderes de design é ajudar empresas se tornarem mais fluentes na disciplina. Quanto mais uma empresa fala a língua do designer, mais fácil será a transformação dentro dos times.

O cliente não é obrigado entender como você faz o seu trabalho. Afinal de contas ele te contratou para resolver um problema que ele não consegue.

Infelizmente temos o hábito de proteger aquilo que fazemos para que outras pessoas não tragam nada que prejudique nosso projeto. Esse medo faz com que eliminemos os não-designers das conversas imaginando que eles não possam ter uma discussão madura sobre o produto.

Esse comportamento é bastante prejudicial em relação ao diferencial que um não-designer possa trazer para o projeto. Não-designers podem e devem participar de forma constante para que o produto tenha um diferencial.

Se queremos colocar grandes produtos digitais na rua, temos que fazer com que desenvolvedores e product managers, falem a mesma língua. É responsabilidade nossa ser donos daquilo que fazemos, independentemente do modelo que trabalhamos.

Muitos times de produto ainda possuem modelos de design bem antigos e que se confundem com uma mentalidade nova. O mais importante é que todos consigam criar um processo de comunicação que funciona para todos e que não prejudique a qualidade da entrega.

Design é um skill que todos podem aprender. Clientes podem aprender a língua para que também se comuniquem de forma clara. O esforço deve vir dos dois lados. Boas decisões de design podem vir mesmo da cabeça de não-designers.

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

--

--

Rogério Pereira
Rogério Pereira

Written by Rogério Pereira

UX Designer. Over the last 15 years, I have been working on translating business needs into intuitive digital products.

No responses yet

Write a response